Velimir Khlebnikov desconcertante e fascinante e parece incompreensível. Por que - talvez devido à sua muito ampla educação. Ele sempre sabe o que a coisa mais importante estar ciente de todas as coisas.Além disso, ele destrói sistematicamente indicações rica compreensão dos contextos de seus textos.
"Nós Charu e evitado" ....
Há poema de Khlebnikov "Angels" após a leitura que queria compartilhá-lo com você. O que é que eu vou quebrar a cabeça.
Viktor Khlebnikov nasceu 28 de outubro de 1885 no acampamento dos nômades mongóis que praticam o Buda - o nome da "taxa de Khan," no deserto -. Seca fundo do Mar Cáspio em vias de extinção (Mar de 40 nomes) eu estava cercado por pradaria, flores, camelos revuchie tendas Krugloobraznye, Mar ovelhas cuja enfrentar monótonas são finos, asa fogo Pestryaev poupa espaço, céu do deserto posses orgulhosos, assim os dias corria atrás deles anos.Seu pai, distante saiga tempestade adquirir gratidão Kalmyks ...
Seu pai, Vladimir, ornitólogo naturalista, em seguida, serviu como um administrador Maloderbetovsky District. Ele estava seriamente engajado nos costumes e história dos Kalmyks Astrakhan, e não é surpreendente que Khlebnikov conhecia desde a infância zurhachin Modi - Kalmyk (na verdade, tibetano) placas de destino.
"Zurhachi" (astrólogos) fizeram suas habilidades em duas áreas:
1. Região matemática: o tempo de cálculo. Kalmyks nenhum calendário fixo, e assim todas as informações do calendário são extraídos, conforme necessário, a cada zurhachi separadamente.
2. Adivinhar sobre a felicidade, a saúde eo futuro salvação dos homens, e um parecer favorável circunstâncias de vida adversas e assim por diante -. Ele escreveu em 1893 Herodion Zhitetsky. - "A cada zurhachi como requisito de sua especialidade, para além dos manuscritos, existe ainda uma placa de computação e tabela especial chamada" Tan-calço ", que agrupados todos os dados para as previsões. Placa Zurhachi feita de madeira dura e tem cerca de 1 ¼ pés de comprimento e largura de 6 polegadas; na parte superior do dedo profundidade média oca, de modo a que rodeia o tipo de rolo pequeno. Zurhachi escreveu-lhe um pau pontiagudo, a poeira monte de pré-multa. Antes de começar a escrever, cada vez zurhachi faz uma oração simbólica - puts e apaga um número de caracteres especiais em diferentes direções do conselho ".
Em 1903 ele se juntou ao Departamento de Física e Matemática da Universidade de Kazan Matemática.No aniversário da Universidade, 05 de novembro, houve uma manifestação estudantil por resolver. Nas lembranças posteriores da mãe, o pai saiu e implorou Vitya para sair, mas ele não tinha. Na rua ele se mudou Polícia Montada, mas ele fugiu e saiu. "Era necessário alguém e resposta", - explicou ele mais tarde. Cavalos prontos para esmagá-lo, parou no último momento. Em seguida, houve um mês de prisão. Após a prisão, ele mudou completamente.
Voto para encontrar uma desculpa mortes.
A necessidade de responder, manifestada nas manifestações de estudantes, que se tornou agora o responsável pela morte. Em Pentecostes 1905 Khlebnikov escreveu em uma casca de bétula uma promessa para encontrar uma justificação da morte: Ouça! Quando muitos morreram nas grandes profundidades de água e local de nascimento de centeio campos Não havia ninguém para escrever cartas, eu fiz uma promessa, eu rabiscava na casca azul de vidoeiro Pântano Retirado de anais de nomes de navios, crosta azulada no corpo e tirar o tubo, onda - Magician, eu maliciosamente - E trouxe para a ação do mar distante e vidoeiro nativa e pântano. E mais: simple-bétula, ou a fúria do Iron Sea? Eu fiz uma promessa para entender tudo, de perdoar a todos e tudo e ensinar-lhes esta
Khlebnikov pertence ao tipo de cultura em que a ciência, a arte, a religião, a filosofia, a moral ... não podem agir de forma isolada e independente. Khlebnikov - pessoa inteira especializado em nosso mundo. Ele vê ao mesmo tempo, simultaneamente, todas as caras e todas as fases da vida do seu objecto. Texto Khlebnikov essencialmente multidimensional, e nós somos um familiar texto unidimensional: texto - o string - seqüência de caracteres.
O criador de uma nova linguagem poética, whacky da literatura, matemático, filósofo, profeta. Ele previu a arquitetura do futuro, inventou uma nova linguagem, física viu em palavras, e poesia em números.
Klebnikov previu o surgimento da Internet. O que ele escreve no Outono de 1921 na "Rádio do Futuro" nos diz sobre a Internet. Acho que mesmo a palavra "web". "Radio Future - a árvore principal de consciência - abre a gestão dos problemas intermináveis e unir a humanidade notícia Ciência, terremotos, incêndios, destruído durante o dia serão impressas nos livros de rádio a partir da boca do cano de ferro alto notícias corrida do dia, negócio.. poder de conduzir sobre o clima, a notícia da vida turbulenta da capital. No início, o rádio era um ouvido mundo, agora é o olho para o qual não há distância. Aproxime-se ... Os arranha-céus orgulhoso, afundando as nuvens, o jogo de xadrez as duas pessoas em pontos opostos do globo , animada pessoa conversa na América com um homem na Europa. Radio enviou seus instrumentos coloridos sombras para fazer todo o país e em cada aldeia exposição compartilhador tela de arte distante capital .... moinhos de rádio serão cobertos. Então Radio vai estabelecer laços contínuos alma do mundo e fundir a humanidade ... "Imagine um acampamento principal Radio: maneiras teias de aranha ar, relâmpagos nuvem, em seguida, vai para fora, depois passou por isso novamente, passando de uma extremidade do prédio para outro. Azul rodada relâmpago bola, pendurado no ar pássaro exatamente tímido tackles obliquamente esticadas. A partir deste ponto do globo a cada dia, similar à migração dos pássaros da primavera, enxames espalhar a notícia da vida do espírito "
Esse é um poema abriu para mim o grande e misterioso poeta - Velimir Khlebnikov e eu flauta em seu cachimbo, eo mundo em sua queria. Eu sou obediente recuando Estrela kruzhetok suave. Eu canalizada para sua flauta, levando o mundo do rock.
Velimir Khlebnikov - Criação
Sobre Velimir Khlebnikov
Artista Elena Markova